Skip to content

Cervicalgia é o nome genérico para qualquer dor na coluna cervical, podendo ser causada por diferentes fatores tensionais, musculares, mecânicos ou devido à compressão nervosa. Na maioria das vezes o problema regride naturalmente ou com uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, calor local e diminuição do esforço diário.

Causas da dor na cervical

A dor na cervical é mais comum após os 45 anos, e pode ser causada por uma posição errada ao dormir, estresse do dia a dia, contração muscular do pescoço ao levantar muito peso, má postura no trabalho, inflamação ou até por períodos prolongados de uso do celular.

Sintomas da cervicalgia e complicação da dor na cervical

A coluna cervical abriga a porção superior do sistema nervoso central e dos nervos periféricos que transmitem as mensagens do cérebro para as demais estruturas, incluindo os membros superiores, como nuca e pescoço.

Situações de complicação da cervicalgia podem envolver compressão nervosa e causar formigamento e perda de força nos membros superiores, incluindo mãos e dedos nos casos de cervicobraquialgia.

Quando a dor é lancinante ou irradiada, prejudicando a mobilidade, pode indicar um caso de artrose cervical, artrite, hérnia de disco e bico de papagaio.

Tratamento da cervicalgia

Alterações estruturais como cifose e lordose, que são curvaturas naturais da coluna, podem desencadear fortes dores na cervical, mas tendem a regredir com medicamentos e fisioterapia.

Nos casos de complicação com compressão nervosa, o tratamento da cervicalgia pode demandar terapias alternativas para alongamento, fortalecimento muscular e correção da postura.

Quando a dor na cervical não regride com os tratamentos convencionais, pode ser necessária a realização de cirurgia.
Uma intervenção invasiva é considerada de urgência quando há dificuldade para realização de atividades de rotina por conta da perda de força no membro acometido, formigamento ou dor intratável, que não responde satisfatoriamente aos medicamentos.

Play Video