Skip to content

O que é Dorsalgia (Dor nas Costas).

A dor nas costas é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas vão ao médico, trata-se de uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas, vértebras torácicas, à musculatura ou ao sistema nervoso ( medula e raízes neurais).

Ela é frequentemente decorrente de alterações musculoesqueléticas, que podem estar relacionadas a alterações posturais para atividades da vida diária e do trabalho.

Podem ainda ser decorrentes de lesões traumáticas (fraturas de vértebras, costelas ou luxações), inflamatórias, osteoporose e alterações degenerativas.

Outras causas de dor podem estar relacionadas a osteomielite vertebral, anormalidades congênitas da coluna ou do tórax (escoliose, hipercifose), artrite infecciosa, lesões vertebrais por tumores e herniação discal torácica.

A região torácica está localizada entre duas outras regiões da coluna vertebral (cervical e lombar) e compreende 12 vértebras. Qualquer dor nessa região pode ser considerada uma dorsalgia.

Principais causas para a Dorsalgia

Muscular ou ligamentar: trabalho pesado repetido, permanecer por muitas horas sentado(a) diariamente, realizar um movimento súbito e desajeitado, esforço constante nas costas.

Irregularidades esqueléticas: dores nas costas podem ocorrer se sua coluna se curva de forma anormal. A escoliose, uma condição na qual a coluna se curva para o lado, também pode levar à dor nas costas, mas geralmente apenas se a escoliose for grave.

Osteoporose: as vértebras da coluna podem desenvolver fraturas por compressão se os ossos se tornarem porosos e quebradiços, levando a uma dor de forte intensidade e incapacidade funcional para tarefas da vida diária.

Normalmente, a dorsalgia é proveniente de alterações musculares, articulações, nervos, ossos ou outras estruturas próximas à coluna torácica, incluindo atividades em posições inadequadas, esforço físico exagerado, quedas, degeneração dos corpos vertebrais, discos intervertebrais e facetas-articulares.
Entre as causas incomuns, mas que demandam o seu correto diagnóstico e tratamento, podemos citar as de natureza traumática e as provenientes de tumores malignos ou benignos.

Além da dor, a dorsalgia pode ser acompanhada por outros sintomas, como a dificuldade para respirar, sensação de “pontadas” no tórax e queimação nas costas.

Play Video