A coluna vertebral é composta por vértebras, e em seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.

Entre as vértebras, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anéis que são constituídas por um tecido cartilaginoso e elástico, cuja função é amortecer o impacto e evitar o atrito entre uma vértebra e outra.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, afinal, são áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Causas:

Predisposição genética, atividade laboral que exerce, baixo nível de atividade física, envelhecimento, tabagismo, carregamento ou levantamento de muito peso, entre outros.

Sintomas:

A hérnia de disco pode não ter sintomas durante o seu início, ao mesmo tempo, elas podem provocar dores de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.

Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são:

• Formigamento com ou sem dor;
  • Dor na coluna;
  • Dor na coluna e na perna (e/ou coxa);
  • Dor apenas na perna ou na coxa;
  • Dor na coluna e no braço;
  • Dor apenas no braço.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna onde está localizada a hérnia.

Tratamento:

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso, sessões de fisioterapia e acupuntura.

Em geral, em apenas um mês, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras. A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador ou nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou.

Prevenção:

Desenvolver hábitos saudáveis de vida, tais como: prática regular de atividade física, realização de exercícios de alongamento, fortalecimento da musculatura e postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna.

Play Video