O que é?
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e o mais importante dos membros inferiores. Ele se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, mais precisamente das raízes L4, L5, S1. Ele é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e pés.

Causa
Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e, consequentemente, a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras).

Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo). Essa compressão ocorre principalmente em esportistas e corredores que tendem a aumentar o volume desse músculo.

• Dor na parte posterior da perna e glúteo;
  • Dor lombar;
  • Dores na perna em forma de choque/queimação;
  • Dor em um dos membros inferiores;
  • Diminuição da força no membro inferior;
  • Dor que melhora ao se deitar;
  • Dor que piora ao se sentar ou ficar de pé;
  • Dor que pode apresentar piora ao espirrar ou tossir.

Diagnóstico

Testes como a elevação do membro podem detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. O teste é feito com o paciente deitado e a perna estendida, causando uma dor muito forte que promove irradiação até o pé.

Além disso, também pode ocorrer fraqueza ou perda de sensibilidade em alguma parte do membro inferior.

Exames de imagem

Tomografia ou ressonância da coluna lombar são capazes de avaliar a presença de hérnia de disco.

Tratamento
Conservador: Medicações analgésicas e anti-inflamatórias; fisioterapia; calor local; repouso relativo por curtos períodos de tempo (3 a 7 dias); procedimentos de dor como infiltração com corticoide, guiadas por radioscopia.

Cirurgia: Quando não há melhora com o tratamento clínico, as cirurgias têm como objetivo remover a hérnia de disco. Atualmente, essas cirurgias são minimamente invasivas com o retorno precoce do paciente às suas atividades.

Prevenção​

• Exercícios físicos regulares;
  • Evitar o sobrepeso;
  • Alongamento;
  • Fortalecimento muscular com orientação;
  • Ergonomia no trabalho ou em casa com o uso de cadeiras e colchões adequados;
  • Evitar carregar pesos de forma inadequada.
Play Video