Skip to content

Má postura? Hérnia de disco? 

As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia a dia e sua qualidade de vida. 

Saiba como evitar esse problema para viver muito melhor.

1. O que é lombalgia?

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna, perto da bacia. 

É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. 

Não se trata de uma doença, mas sim de um tipo de dor que pode ser causada por diferentes motivos. Na maioria das vezes, o problema não é sério. 

Além do mais, também é possível que a dor se irradie para as pernas (com ou sem dormência).

2. O que causa a lombalgia?

Frequentemente, o problema é postural, ou seja, causado por uma má posição na hora de se sentar, se deitar, se abaixar ou carregar algum objeto pesado. 

No entanto, ela também pode ser causada por inflamação, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) ou mesmo por fatores emocionais.

3. Como é a lombalgia?

Existem dois tipos de lombalgia: aguda e crônica. 

A forma aguda é o famoso “mau jeito”. Se trata de uma dor forte e que aparece subitamente depois de um esforço físico. Costuma ocorrer entre pessoas mais jovens. 

A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos. Se trata de uma dor que não é tão intensa, porém, é quase permanente.

4. Exercícios físicos fazem bem?

Na crise aguda, o exercício está contra indicado, afinal, deve-se fazer repouso relativo. 

Confira algumas atividades que não são indicadas na fase aguda: tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento, massagem. 

Passada a fase hiperaguda (que pode variar de entre três dias e uma semana), é recomendado que se inicie com atividades de reabilitação leves como, por exemplo, fisioterapia e pilates.

5. Que remédios são indicados na crise de lombalgia aguda?

Os analgésicos e os antiinflamatórios podem ser usados. 

Nota-se que, quanto mais bem feito o repouso, menos medicamentos são necessários. 

6. Hérnia de disco tem de ser operada?

Cerca de 80% tem boa resposta sem necessidade de cirurgia. Dessa forma, a hérnia “murcha” e deixa de comprimir estruturas importantes, como os nervos. 

O tratamento cirúrgico está indicado apenas nos 20% dos casos em que a crise não passa entre 3 e 6 semanas, em pacientes que têm crises repetidas em curto espaço de tempo e que não respondem ao uso dos medicamentos propostos,  ou quando existem alterações neurológicas nos membros (superiores e inferiores, dependendo do local da hérnia), tais como fraqueza no membro e formigamento.

7. Lombalgia na criança e no adolescente: é importante ficar atento?

Sim, muito importante. Enquanto no adulto a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente é incomum e proveniente de causas que devem ser investigadas cuidadosamente por um médico ortopedista.

8. Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?

Muitos fatores são importantes. A correção postural, principalmente na maneira de sentar, a prática regular de exercícios físicos apropriados, o hábito de não permanecer curvado por muito tempo, o uso de colchões compatíveis com o seu porte físico, entre outros.

Play Video